Cejuscs de Campina Grande finalizam cronograma para XIV Semana Nacional da Conciliação

Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) de Campina Grande estão em preparação para a XIV Semana Nacional da Conciliação 2019, que ocorrerá de 4 a 8 de novembro em todos os tribunais de justiça do país. Para o período, já estão previstas a realização de pelo menos 332 audiências nos Cejucs da Comarca, além de mais de 40 nos Juizados Especiais e Varas Cíveis locais. O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do TJPB, responsável pelo evento no âmbito do Judiciário estadual, tem monitorado os preparativos em todo o Estado.

De acordo com a coordenadora dos sete Cejuscs de Campina Grande, juíza Ivna Mozart Bezerra Soares, os Centros intensificarão a pauta de audiências durante o esforço concentrado. “É um momento em que os olhares e os trabalhos se voltam à busca da cultura de paz. Chama a atenção para o papel que cada operador do Direito pode desenvolver para efetivar uma justiça consensual, humana e inclusiva. Para além dos números, importa a conscientização de mudança de paradigma”, destacou a magistrada.

Para a juíza, a Conciliação é uma forma qualificada de resolução de conflitos, pois devolve às partes o protagonismo que se perde quando se delega a um terceiro uma decisão. “Neste sentido, os Cejuscs oferecerem ao jurisdicionado um espaço seguro de fala, onde ele pode desenvolver um contato mediado com a parte adversa e, através do diálogo, solucionar conflitos que sejam adequados para se tratar dessa maneira”, ressaltou Ivna Mozart.

Os Cejuscs V e VI da Comarca de Campina Grande já estão com a programação definida para a Semana Nacional da Conciliação. Durante o período, serão realizadas duas palestras, sendo uma no dia 4, no Colégio Onze de Outubro, e outra no dia 6, no Centro de Ensino Alice Coutinho. Estima-se que, com as palestras, cerca de 400 estudantes sejam impactados nas duas instituições. No dia 5, está previsto atendimento em local público ainda a ser definido.

Fonte: TJPB/Ascom/Celina Modesto