Coordenadores do “ProEndividados” se reúnem com empresas credoras em Campina nesta sexta

A fim de apresentar o projeto ProEndividados aos principais credores da comarca de Campina Grande, os membros do Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça da Paraíba e coordenadores do programa se reúnem nesta sexta-feira (13), no Fórum Afonso Campos, a partir das 9h30, com representantes de bancos, empresas públicas, administradoras de cartões de créditos, lojas de departamentos, entre outros. A exemplo do ocorrido na Capital, os empresários serão convidados a elaborar propostas mais vantajosas aos devedores.

De acordo com o coordenador geral do projeto, juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior, o atendimento ao público está previsto para começar no início do mês de outubro, tanto na Capital, quanto em Campina; com o objetivo de devolver o crédito na praça às pessoas que se tornaram superendividadas.

Em João Pessoa, o ProEndividados é fruto de convênio firmado entre o o Tribunal e o Unipê e vai funcionar no Fórum Cível da Capital. Para tanto, 64 alunos do curso de Direito da universidade conveniada começam a receber treinamentos, a partir desta segunda-feira (16), para atuarem como conciliadores. A capacitação vai até a sexta-feira (20), na Escola Superior da Magistratura (Esma).

Em Campina Grande, as conciliações do projeto vão ocorrer na Facisa – instituição com a qual o convênio foi firmado. Posteriormente, o projeto também será desenvolvido nas comarcas de Cabedelo, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras, onde existem Centros de Conciliação e Arbitragem, conforme informou o diretor adjunto do Núcleo, Bruno Azevedo.

A juíza responsável pelo projeto em Campina Grande, Déborah Cavalcanti, disse que, desde a assinatura de instalação do projeto, a procura tem sido intensa. Afirmou ainda que uma semana antes de começar, será realizada ampla divulgação através da mídia.

Fonte: TJPB