Curso de Técnicas e Habilidades Autocompositivas é ministrado para estudantes e professores da UFCG de Sousa

O Tribunal de Justiça, por meio do Núcleo de Conciliação, com o apoio da Escola Superior da Magistratura, está ministrando o Curso de Técnicas e Habilidades Autocompositivas – Módulo I, na Comarca de Sousa. Estão participando cerca de 35 alunos e 17 professores do curso de Direito da Universidade Federal de Campina Grande, campus daquela região. As formas autocompositivas são: negociação, mediação e conciliação.

O juiz Bruno César Azevedo, diretor adjunto do Núcleo, informou que o curso foi uma das responsabilidades assumidas pelo Tribunal de Justiça, em razão do convênio assinado com a UFCG, para a instalação do Centro de Conciliação e Mediação na Comarca de Sousa.

“Com a instalação deste centro, o Tribunal de Justiça da Paraíba fecha a rede criada de Centros de Conciliação e Mediação, que se estende de Cabedelo a Cajazeiras,além dos centros especializados das Varas Cíveis, no 7º andar do Fórum, do Centro de Conciliação e Mediação de Família, no 5º andar, ambos no Fórum da Capital, e do Centro de Conciliação e Mediação de Segundo Grau, com sede no Tribunal de Justiça”, observou o magistrado.

Segundo a Desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, diretora do Núcleo de Conciliação, “a instalação dessa rede de centros de conciliação e mediação, é um dos passos fundamentais para projetos seguintes, como o ProEndividados e os Caminhos da Conciliação. O primeiro, que visa um acordo entre as pessoas com alto grau de endividamento e seus credores, através das formas autocompositivas. E o segundo, objetiva a criação de centros de conciliação e mediação, nas cidades do entorno dos cursos de Direito conveniados com o Tribunal de Justiça, capilarizando a rede de conciliação, para cidades que muitas vezes não é sede de Comarca, facilitando o acesso à Justiça e popularizando à bandeira da conciliação, mediação e negociação”.

Por Lila Santos

Fonte: TJPB