Nupemec deverá treinar em torno de 800 conciliadores nos meses de março, abril e maio

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba divulgou calendário de treinamento de conciliadores para este ano. A capacitação será realizada nas sedes dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), espalhados em várias cidades, e acontecerá entre os meses de março, abril e maio. A perspectiva é preparar em torno de 800 pessoas. 

Segundo informações do juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha, diretor adjunto do Nupemec, no mês de março as formações acontecerão em Campina Grande, nos dias 26 e 27. Em abril, o Sertão será contemplado. Nos dias 2 e 3, haverá treinamento em Patos, e 23 e 24 nas cidades de Sousa, Conceição e Catolé do Rocha. O curso será ministrado, também, em João Pessoa nos dias 16 e 17 de abril, abrangendo os municípios de Bayeux, Cabedelo, Santa Rita e Itabaiana. Por fim, a formação será realizada nos dias 7 e 8 de maio nas cidades de Guarabira e Sapé.

“O calendário já foi elaborado, mas está sujeito a alterações, dependendo da conveniência de cada Núcleo ou dos juízes-coordenadores dos Cejuscs. A previsão é que participem dos treinamentos em torno de 800 alunos das faculdades conveniadas de todas as regiões do Estado”, afirmou Fábio Leandro, ao ressaltar sobre a importância de conscientizar os alunos da necessidade de se buscar as soluções dos conflitos através das políticas de autocomposição e da contribuição deles no funcionamento dos Cejuscs.

O magistrado observou que os treinamentos são regionalizados, podendo ser feitos nos fóruns ou na própria Universidade conveniada. “Dependendo da Comarca, o local de realização de cada curso deve acontecer nos ambientes que forneçam mais conforto aos envolvidos. E, no final da formação, os alunos, e até servidores que se interessem, podem ser encaminhados para ajudar nas audiências de conciliação nos Cejuscs”, declarou.

Fonte: TJPB/Eloise Elane