TJPB vai instalar mais dois Centros de Conciliação e Mediação em comarcas do Sertão

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) vai instalar mais dois Centros de Conciliação e Mediação em unidades judiciais do sertão do Estado. A instalação é uma parceria do Poder Judiciário estadual com as instituições de ensino superior das comarcas de Cajazeiras e Sousa. As solenidades de assinatura dos convênios ocorrerão nesta quinta-feira (19) e contarão com a presença da diretora do Núcleo de Conciliação, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes.

A instalação em Cajazeiras será às 15h30 e é fruto da parceria com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (Fafic). Já a partir das 17h30, será entregue o Centro de Conciliação da unidade de Sousa. Esta é em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sousa.

De acordo com a desembargadora Maria das Graças, a conciliação e a mediação ganham força na Justiça pela rapidez na solução de conflitos. “A instalação dos centros de conciliação será bastante proveitosa para o Tribunal de Justiça, uma vez que estará divulgando a cultura da paz, por intermédio dos métodos consensuais, uma das principais bandeiras do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e do próprio Tribunal.”, ressaltou a desembargadora.

Já existem centros em funcionamento nas unidades de Cabedelo, em parceria com o Iesp; no Fórum de Mangabeira (Fesp e UFPB); no Fórum Cível da Capital (Iesp e Unipê); na comarca de Guarabira (UEPB); e em Campina Grande (Facisa). Já em Patos, será instalado no mês de outubro.

Gecom – Marcus Vinícius